fbpx

VIVA A TECNOLOGIA!!! Veja como eram as ferramentas da odontologia no passado

VIVA A TECNOLOGIA!!!

Veja como eram as ferramentas da odontologia no passado

A palavra odontologia vem da palavra grega odous; em essência, o estudo da estrutura e das doenças dos dentes. O registro mais antigo de odontologia remonta a 7000 aC, quando os dentes podres seriam limpos e extraídos pelos vários praticantes.

Nos primeiros dias das sociedades em desenvolvimento, a ocorrência de “dentes ruins”, como dentes em decomposição e apodrecimento, era significativamente baixa, já que a dieta baseada em plantas dos colonos não garantia a inclusão de doces e outros elementos prejudiciais. No entanto, no início de novas práticas agrícolas e na introdução de diferentes plantas e animais que continham açúcares mais complexos, a necessidade de odontologia precoce se apresentou.

Como sempre, com a criação de uma nova indústria surgiu o desenvolvimento e introdução de várias engenhocas destinadas a tornar o processo para odontologia mais fácil, tanto para o paciente quanto para o praticante.

Conheça as ferramentas criadas por dentistas e artesões medievais!

  1. Ajuste de mordida para Prognatismo mandibular

A engrenagem desajeitada usada por crianças que usam aparelho nos dias de hoje pode ser um pouco estranha, mas esse velho ajustador de mordida para Prognatismo mandibular (mandíbula extremamente pronunciada) definitivamente causa calafrios hoje.

 

  1. Calibre de Mordida

Esse grande dispositivo de metal era usado pelos dentistas para medir a força da sua mordida.

  1. Articulador

Outra ferramenta de medição que, para seu bem estar, os dentistas do passado reconhecem que não poderia ser usada de forma tão eficaz em pacientes vivos – usando os lóbulos das orelhas como um guia em ambos os lados do triângulo.

  1. Chave de Boca

Tradução do cartão:
 A garra é fixada profundamente entre o dente e a gengiva, quando com uma volta, que deve ser cautelosa e lenta, o dente é retirado imediatamente.

 

  1. Implante Invasivo

Os implantes hoje em dia são rotineiramente comum para muitas pessoas, fazer um raio-x do seu tratamento é algo inevitável no processo de implante. Mas já pensou você estar na pele desse paciente dos anos 70?

  1. Tala para Queixo Quebrado

Usado em 1891, essa tala dental se destinava a manter a mandíbula e as maçãs do rosto alinhadas enquanto tratava os ossos faciais quebrados.

  1. Ajustador de Mordida

Este ajustador ainda mais recente que as demais ferramentas, dispõe de uma funcionalidade bem inferior que os atuais e seu design bem característico dos anos 90 faz que ele seja no mínimo curioso!

  1. Outros tipos de Chaves para Remoção de Dente

As ferramentas usadas para arrancar os dentes foram por um bom tempo as famosas Chaves de Dente, durante os anos vários formatos foram criados e seguiam o formato característico de uma chave, e claro; seu modo de uso era extremamente doloroso para o paciente!

Depois de ler tudo isso! QUE TAL DAR UM VIVA A TECNOLOGIA!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *