Próteses dentárias são o que substituem a perda de um ou mais dos nossos dentes naturais.

A perda de um ou mais dentes pode ocorrer por diversos motivos, como um acidente ou trauma, uma doença periodontal, cáries não tratadas ou outro problema de saúde bucal.
Um dente faltando além de comprometer a estética e a harmonia do sorriso, afeta toda a estrutura da boca, a função mastigatória e até a fala. Além disso, com o espaço deixado, é comum que os dentes adjacentes (vizinhos) se inclinem, provocando um desajuste da mordida.

Tipos e indicações de próteses dentárias

  • Prótese sobre implante
  •  Prótese Total (Dentadura)
  •  Prótese Parcial (Ponte)
  •  Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou pontes)

Prótese sobre implante

Os implantes são suportes colocados no osso maxilar, abaixo da gengiva, que irá substituir a raiz do dente perdido. Sobre o implante, será colocada a prótese, que são os dentes substitutos.

A Prótese sobre Implante é indicada com benefício em relação às demais próteses, como as pontes e as dentaduras convencionais, por serem suportes estáveis, fixos, não mudam de posição na boca, melhorando a mastigação ao se alimentar e também a fala.

A prótese sobre implante pode ser feita para um único dente faltante, ou pode ser uma prótese total sobre implantes quando houver ausência de todos os dentes. Por ficarem fixas sobre os implantes, melhoram a mastigação e na fala, o que é importante para a autoestima e segurança do paciente.

Procedimento de um implante dental

O procedimento é bastante simples. Há anestesia local e o paciente não sente dor nem desconforto e a recuperação é bastante rápida.

Prótese Total

A Prótese dentária total (dentadura) irá substituir todos os dentes da arcada dentária, indicada para as pessoas com ausência de todos os dentes naturais.

Algumas pessoas conseguem conviver bem com a prótese total móvel. Para outras esse tipo de prótese é desconfortável por apresentar mobilidade durante a mastigação e a fala porque ao longo dos anos existe atrofia óssea, o que não acontece com a colocação do implante.

Prótese Parcial Móvel (Ponte)

A prótese parcial é indicada quando o paciente ainda tenha um certo número de dentes naturais, mas houve a perda de um ou mais dentes. Para substituir os dentes perdidos, é feita a prótese parcial, formando uma ponte que liga aos dentes adjacentes.

A prótese removível normalmente é feita em resina e para que seja mantida no lugar, são usados grampos e ganchos ajustáveis.

Prótese Parcial Fixa

A prótese parcial fixa, também conhecida como coroa ou ponte é cimentada, colada na raiz do dente natural ou implante, ou ainda fixada em dois ou mais dentes. Pode ser indicada quando ocorre um processo severo de cárie, com perda e destruição do dente. O canal da raiz do dente é tratado, um pino é utilizado onde será cimentada a prótese unitária.

Há casos em que não é preciso o tratamento de canal, quando o dente, por exemplo, apenas tenha muitas restaurações e esteja esteticamente feio.

Confira como é feito a prótese parcial fixa.

Tirou todas as suas dúvidas? Converse com seu dentista que o ajudará a escolher o melhor tipo de prótese dentária a realizar, para que obtenha sucesso tanto na função mastigatória como na estética e harmonia do seu sorriso.

Endereço

Avenida Tucuruvi, 351
Zona Norte, São Paulo

Contato

11 2996-1637
11 2203-2298
11 99384-5921

sua@suaodontologia.com.br

Horários

Segunda - Sexta: 09:00 - 19:00
Sábado: 09:00 - 13:00
Domingo: Fechado

Responsável Técnico

Dr. Saulo Vieira Parada
CRO 72450 - CRO DA CLÍNICA 6091