Por que temos aftas na língua e na boca?

Aftas são pequenas úlceras, por isso chamadas de úlceras aftosas, que aparecem na mucosa bucal, nas gengivas ou embaixo da língua.

Geralmente são brancas com bordas avermelhadas, medem cerca de um centímetro de diâmetro, e apesar de causar muito desconforto não representam perigo.

Causas das Aftas

Não se pode determinar exatamente o motivo do aparecimento da afta, mas geralmente está associado a:

– Lesão bucal por trauma em acidentes
– Pequenos machucados por escovação inadequada
– Mordidas na língua ou na bochecha
– Desequilíbrio no sistema imunológico
– Carência de vitaminas B12 e C, zinco, ferro e ácido fólico
– Estresse emocional
– Alterações hormonais no período menstrual
– Doenças inflamatórias do sistema digestivo
– Reações alérgicas às bactérias bucais

As aftas podem também ser hereditárias. Embora qualquer pessoa possa apresentar o quadro, as mulheres o desenvolvem com maior frequência.
As aftas não são causadas pelo vírus da herpes.

Diagnóstico e tratamento das Aftas

Evitar alimentos ácidos ou muito condimentados ajuda na recuperação. As aftas geralmente não precisam de tratamento específico e desaparecem em até 15 dias.
Se as aftas forem muito grandes, aparecerem com muita frequência, durarem mais de três semanas ou adjuntamente surgirem lesões nos lábios, procure um médico. Um exame clínico irá identificar o problema e, se houver suspeita de outras doenças, uma biópsia pode ser necessária.
Uma higienização bucal bem feita pode ajudar a diminuir a acidez da boca, mas se o desconforto for acentuado ou frequente, consulte seu dentista. O uso de antissépticos bucais, antinflamatórios ou anestésicos só deve ser feitos com a orientação dele.
Receitas caseiras devem ser evitadas, pois podem agredir ainda mais a região, provocar queimaduras e o aumento da dor.
Como prevenção, as pessoas que tem afta com muita frequência devem evitar alimentos ácidos e condimentados, optar por uma dieta rica em ferro, ácido fólico e vitamina B12, e combater o estresse.

Tags:

Trackback do seu site.