fbpx

Ortodontia

Ortodontia

Entenda o que é e como funcionam os tratamentos de ortodontia.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Além de, os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Como saber se preciso de um ortodontista?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

  • Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes”— este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

Sobremordida

 

  • Mordida cruzada anterior— quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Mordida cruzada anterior

 

  • Mordida cruzada— ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida cruzada

 

  • Mordida aberta— espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Mordida aberta

 

  • Desvio de linha mediana— ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Desvio de linha mediana

 

  • Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Diastema

 

  • Apinhamento—ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Apinhamento

 

Como funciona um tratamento de ortodontia eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

 

Como será feito o tratamento de ortodontia?

O tratamento ortodôntico, no início, causa certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Posteriormente, é possível existir certo desconforto cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista. O paciente deve seguir todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.
Além disso, podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente controlada e minimizada através de um bom planejamento ortodôntico e por profissionais qualificados.

 

Tipos de Aparelhos para ortodontia

Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente (para movimentação, mas deve cuidar com muita atenção da higiene).

Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

 

Entre os vários benefícios da ortodontia, estes são alguns dos principais:

Benefícios Estéticos

A correção de problemas de posicionamento dos dentes também ajuda a mudar a posição dos tecidos próximos à boca, o que pode deixar os lábios mais volumosos.

Melhora das funções da boca

A dicção, a fala e a respiração estão entre as funções que podem melhorar com a correção de problemas nos dentes e nos ossos maxilares.

Evitar dores de cabeça

Problemas de mordida e de mastigação podem causar fortes tensões musculares que têm como consequências dores de cabeça. Por isso, tratamentos ortodônticos que corrijam esses problemas também ajudam a diminuir ou eliminar estes sintomas.

Evitar problemas bucais

Endireitar os dentes e a mordida evitam que se criem áreas de acúmulo de sujeira na boca que poderiam acumular placa e se transformar mais tarde em cáries e outros problemas bucais.

Benefícios psicológicos

Ter o sorriso corrigido gera uma melhora estética natural e significativa que afetam positivamente a autoestima das pessoas, podendo inclusive influenciar em sua personalidade e vida social.

Lembrando que estes benefícios são somente mais uma amostra das vantagens que os tratamentos ortodônticos podem trazer aos pacientes.

 

Entre em contato com a Sua Odontologia e agende uma avaliação!

Entre em contato direto pelo nosso WhatsApp:
SÃO PAULO http://bit.ly/suaodontosp
JUNDIAÍ http://bit.ly/suaodontojundiai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *