O que é Ortodontia

O que é Ortodontia?

Dentes alinhados não são apenas uma questão estética, mas também de saúde bucal. Para além do sorriso perfeito, a Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige os dentes desalinhados e previne problemas nos ossos maxilares.

Na clínica Sua Odontologia, na Zona Norte de São Paulo, você encontra os melhores profissionais especializados na área. Lembre-se de que não basta recorrer ao aparelho ortodôntico: é preciso confiar no profissional certo!

Ortodontia: funções e benefícios

Essa é a especialidade odontológica que trata dos dentes tortos. O grande perigo de não tratá-los é principalmente o fato de impedirem uma limpeza bucal adequada. Assim, o acúmulo de alimentos pode levar ao surgimento de cáries e outras complicações na saúde bucal.

Dentes desalinhados também podem causar problemas de mastigação e desgaste dos dentes. Dores de cabeça ou na região lombar também podem estar associadas a eles. Além disso, a autoestima acaba sendo uma grande prejudicada devido ao aspecto dos dentes tortos que atrapalham o sorriso.

Por isso, o tratamento ortodôntico, realizado justamente por um especialista em ortodontia, é o mais indicado nesses casos. A ortodontia é a especialidade que poderá julgar o melhor tratamento para alinhar os dentes.

O que é Ortodontia
A autoestima acaba sendo uma grande prejudicada devido ao aspecto dos dentes tortos que atrapalham o sorriso.

Veja também: Aparelhos para os Dentes – Dentista em São Paulo SP

Os principais benefícios da ortodontia incluem:

  • Sorriso alinhado e harmônico;

  • Mais facilidade na higienização bucal;

  • Previne dores de cabeça e lombares;

  • Melhora a mastigação e dicção;

  • Melhora a digestão e previne problemas gástricos.

Aparelhos ortodônticos

O tratamento ortodôntico pode ser realizado com diferentes tipos de aparelhos. Eles serão definidos de acordo com a necessidade do paciente. O aparelho será o responsável por movimentar os dentes para o seu local adequado.

Conheça os principais tipos de aparelhos:

Aparelho fixo: é o tipo mais conhecido e conta com fios que ligam os bráquetes. Esse é também o aparelho mais visível esteticamente, embora atualmente vários novos tipos apresentam-se mais leves e discretos. Normalmente exigem manutenção mensal, quando o ortodontista aperta o aparelho para ajustá-lo.

Aparelho Fixo Estético: com a mesma função do aparelho acima, esse aparelho é transparente para proporcionar uma estética mais discreta. É a opção para quem deseja alinhar os dentes preocupado com a estética.

Aparelho Móvel: é utilizado normalmente para crianças até 12 anos e após a utilização do aparelho fixo. A sua função principal é impedir que os dentes voltem a ficar desalinhados.

Aparelho Invisalign: esse é um tipo mais recente e removível. Consiste em espécies de moldeiras que são transparentes e encaixadas diretamente na arcada dentária. Uma das vantagens, além da questão estética, é que podem ser retirados para comer e realizar a escovação.

O que é Ortodontia
Uma das vantagens destes aparelhos além da questão estética, é que podem ser retirados para comer e realizar a escovação.

Veja também: Implantes Dentários: Quanto custa e quanto tempo leva?

Como escolher o aparelho ideal?

Como você pode observar, os aparelhos possuem basicamente a mesma função: corrigir os dentes tortos. Contudo, alguns são mais adequados para determinados casos e até idades.

Somente um ortodontista poderá indicar se você realmente precisa recorrer ao tratamento ortodôntico. Assim, através de exames, como o raio-x, o profissional poderá visualizar claramente a situação dos seus dentes e definir o melhor tipo de aparelho. A partir disso, você poderá optar por soluções mais ou menos discretas e de diversos preços.

Na Sua Odontologia você conta com profissionais especializados em ortodontia aptos a ajudarem você no melhor tratamento. Além do atendimento personalizado, poderá contar com condições e valores acessíveis para cuidar da sua saúde bucal e sorrir ainda melhor!

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *