Meu Dente Quebrou, o Que Fazer?

Nossos dentes são estruturas muito fortes mas apesar disso podem quebrar, lascar ou mesmo cair por algum trauma.
Isso pode acontecer em um acidente, em uma queda, na prática de esportes de contato como o boxe sem o uso de protetor bucal, ou no futebol , por exemplo.
Um dente quebrado pode causar dor, sangramento, desconforto e constrangimento estético, especialmente se ocorrer no dente da frente, fora de casa, em local público ou no ambiente de trabalho.

Meu Dente Quebrou, o Que Fazer?
Se tudo for favorável , o incidente ocorrer durante o dia, em dia útil, estiver em sua cidade, etc., vá imediatamente ao seu dentista para avaliar a situação e realizar o tratamento necessário no dente.
Mas acidentes não são planejados e pode acontecer no futebol ou acampamento de final de semana, em viagens e situações inesperadas.
Mantenha a calma, avalie a situação sem desespero e veja o que de fato aconteceu para saber que atitude tomar em cada caso:

Se o dente quebrou, lave bem a boca, retire os fragmentos de dente, e se possível guarde os pedaços em um recipiente com água ou leite.

Se houver sangramento na gengiva, coloque uma gaze embebida em água fria no local pressionando por alguns minutos. É recomendado o uso de água fria, inclusive para lavar a boca, porque ela ajuda a contrair os vasos sanguíneos, contendo o sangramento mais rapidamente.
Parando o sangramento, pode-se colocar uma pedra de gelo no local ou mesmo um picolé para evitar o inchaço da boca. Pode ser colocada uma compressa de água fria no rosto para evitar inchaço, e se tiver dor e não tiver acesso imediato a um profissional, tome um analgésico ou anti-inflamatório que já tenha sido indicado em situações de dor.

Se o dente caiu por inteiro, lave-o com água e o coloque em um recipiente com leite frio, soro fisiológico ou saliva da própria pessoa, e procure o dentista o mais rápido possível para que ele tente reimplantá-lo. Nunca tente colar o seu dente em casa.

Se for um acidente grave envolvendo maiores traumas, procure por um pronto socorro para avaliar a necessidade de atendimento médico imediato.

Se estiver fora de sua cidade e não tiver como ir mais rápido ao seu dentista, procure por um profissional do local após obter informações e indicações de pessoas que morem no localidade. Quando retornar, vá ao seu dentista para avaliação e continuidade do tratamento, se necessário.

O que fazer quando o dente quebra

Como Restaurar o Dente Quebrado

A forma de restauração de um dente quebrado vai depender do tipo de dano causado. Seu dentista irá avaliar as opções possíveis.

Se quebrou apenas um pequeno pedaço do dente, é possível que o fragmento guardado possa ser colado ao dente, ou o formato dele seja reconstruído com resina.

Se houve uma quebra maior do dente, o seu dentista irá avaliar se houve comprometimento da polpa e a necessidade de indicar o tratamento do canal. Se não tiver como recuperar o dente acima da linha óssea, poderá ser reconstruído colocando uma coroa.

Se aparentemente o dente não quebrou, mas você sofreu uma queda ou qualquer trauma na boca, procure seu dentista que irá investigar com radiografia da região, pois pode ter havido fratura óssea não aparente, e ele iniciará o tratamento adequado.

Referências

TRAUMAS DENTÁRIOS
Dente quebrado: como acontece e quais são as soluções disponíveis

Tags:

Trackback do seu site.

Endereço

Avenida Tucuruvi, 351
Zona Norte, São Paulo

COMO CHEGAR

CHEGANDO DE METRÔ

ONDE ESTACIONAR

Contato

11 2996-1637
11 2203-2298
11 99384-5921

sua@suaodontologia.com.br

AGENDAR CONSULTA

Horários

Segunda – Sexta: 09:00 – 19:00
Sábado: 09:00 – 13:00
Domingo: Fechado

Responsável Técnico

Dr. Saulo Vieira Parada
CRO 72450 – CRO DA CLÍNICA 6091