fbpx

Dentes desalinhados podem causar desvio na coluna

Dentes desalinhados não são apenas um problema de estética, de se ter um sorriso bonito e uma aparência agradável. Vão além, são um problema de saúde.

Quando os dentes nascem ou se desenvolvem em posições inadequadas, você começa a morder errado e tudo fica em desarmonia: sua mastigação, respiração e até mesmo a fala.
Muitas vezes, por estar com os dentes desalinhados, você mastiga só de um lado da boca, sobrecarregando a articulação, podendo ocasionar dor de cabeça, nas costas e até desvio de coluna.

O bom hábito de mastigar de boca fechada, tendo ou não os dentes alinhados, além de ser adequado para a boa educação e etiqueta à mesa, é também adequado à saúde: se você mastigar de boca aberta , engole mais ar, o estômago produz ácido clorídrico em excesso , podendo ocasionar o surgimento de gastrites e úlceras, dores nas costas e até desvio na coluna.

Se você tiver os dentes desalinhados não irá encaixá-los bem durante a mastigação, resultando em problemas de mordidas que quase sempre geram uma disfunção na ATM (articulação temporomandibular). É a articulação próxima ao ouvido que faz os movimentos da boca. Assim, a ATM com os ossos do crânio irão exercer pressão sobre a coluna cervical.

Nossa coluna cervical (na região da nuca) já recebe pressão em nossa vida diária, como a postura na realização de nossos trabalhos. Também por isso é importante preservá-la enquanto nos alimentamos. Mastigar bem os alimentos produz um relaxamento de musculatura e a reforçar sua tonicidade.

Com a sucessão de mordidas erradas, você vai gerar um desgaste, e o corpo na tentativa de se adequar, compensa o desequilíbrio sobrecarregando as articulações, músculos e ossos, podendo resultar em desvio na coluna.

Dentes desalinhados causam dores na cabeça e até na coluna.

Como tratar esse problema oclusal dos dentes desalinhados?

A avaliação deve ser feita por um profissional ortodontista, que tem formação para reabilitação oral específica nesta área. O ortodontista irá indicar o tratamento adequado para normalizar a musculatura e a mandíbula à posição adequada, eliminando as desordens de ATM e suas consequentes causas de dores e restabelecerá a sua mordida perfeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *