Na atualidade quando precisamos ter a aparência bastante valorizada no convívio social e no mercado de trabalho, um dos procedimentos odontológicos de estética bastante procurado e indicado, é o clareamento dental.

Esse tratamento bucal de estética irá eliminar aquelas manchas nos dentes que aparecem com o passar dos anos, pelo uso de determinados medicamentos, pelo consumo de alguns alimentos ou bebidas, pelo tabagismo ou por trauma.

Formas de clareamento dental

O clareamento dental pode ser feito no consultório ou em casa, mas sempre com o acompanhamento profissional do seu dentista.

NO CONSULTÓRIO:

É aplicada uma resina para proteger os tecidos da boca e da gengiva, promovendo uma barreira gengival. Após a gengiva isolada é aplicado um gel oxidante, à base de peróxido de hidrogênio, que tem a ação de despigmentar. A luz de LED irá ativar e acelerar a reação química do produto, removendo os pigmentos. O gel oxidante libera oxigênio, penetra na intimidade do dente “quebrando” as moléculas dos pigmentos que estão causando as manchas.

EM CASA:

Embora seja mais demorado, o clareamento doméstico é uma opção segura e eficaz, desde que seja supervisionado e orientado pelo dentista. O paciente leva para casa uma moldeira personalizada, feita especialmente para sua dentição. Levará também o gel oxidante de concentração mais fraca do que a utilizada no consultório, que será utilizado na moldeira. Para um bom resultado, a segurança e o sucesso do seu tratamento de clareamento, siga as orientações do seu dentista.

Clareamento Dental sem Sensibilidade

Muitas pessoas ainda associam o clareamento dental à ocorrência de sensibilidade. No passado essa sensibilidade era intensa porque os produtos clareadores tinham uma concentração mais alta. Com a evolução tecnológica e muitas pesquisas, os produtos e métodos clareadores se tornaram seguros, eficazes e a sensibilidade não é mais um problema.

O QUE CAUSA A SENSIBILIDADE?

Na difusão do gel clareador no dente, as moléculas de clareamento penetram no dente para que os pigmentos na dentina sejam quebrados. Isso aumenta o fluxo e a pressão sanguínea na polpa do dente causando a sensibilidade.
Há pessoas que não apresentam nenhuma sensibilidade. Outras sentem algum incômodo durante o tratamento, que geralmente desaparece até 24 horas após o procedimento.

COMO EVITAR A SENSIBILIDADE

  • -  Não escove os dentes logo após o procedimento, quando os poros da dentina estarão abertos e mais suscetíveis, pois irá causar maior sensibilidade.
  • -  Enxague a boca com bastante água após o clareamento pois isso ajuda a neutralizar a acidêz do produto e restabelecer o nível do PH bucal.
  • - Evite alimentos ácidos durante o clareamento porque o esmalte estará mais exposto e vulnerável à sensibilidade.
  •  Siga rigorosamente as orientações do seu dentista, especialmente quando o clareamento é feito em casa. Se aumentar o tempo de uso do produto ou usar um gel clareador de maior concentração que não tenha sido o indicado pelo profissional com o objetivo de clarear mais rápido, a sensibilidade irá aumentar na mesma proporção.

Clareamento Dental no consultório

Confira como é feito o clareamento dental no consultório.

Endereço

Avenida Tucuruvi, 351
Zona Norte, São Paulo

Contato

11 2996-1637
11 2203-2298
11 99384-5921

sua@suaodontologia.com.br

Horários

Segunda - Sexta: 09:00 - 19:00
Sábado: 09:00 - 13:00
Domingo: Fechado

Responsável Técnico

Dr. Saulo Vieira Parada
CRO 72450 - CRO DA CLÍNICA 6091