fbpx

Bichectomia

Bichectomia é um procedimento cirúrgico intra-oral realizado em consultório com anestesia local, onde são removidas as Bolas de Bichat, tecido gorduroso situado na região das bochechas com a finalidade de afinar o rosto, realçar as maçãs, delineando a mandíbula e marcando o queixo. É também utilizado para eliminação de traumas mastigatórios na bochecha. O nome vem do anatomista e fisiologista Marie François Xavier Bichat, que em 1802 descreveu esse corpo adiposo situado na face.

Essas “bolinhas” de gordura são semelhantes a outros tecidos adiposos encontrados em outras partes do corpo, porém não utilizado como fonte de energia para os casos de emagrecimento. Ou seja, a pessoa pode perder peso e diminuir a quantidade de gordura do corpo, mas as Bolas de Bichat não diminuem. A bichectomia melhora o contorno facial, deixando paciente com o rosto mais afilado e alongado, parecendo mais magro.

O dentista especializado nessa técnica, por seu conhecimento profundo da anatomia da face, é o profissional mais indicado para realização desse procedimento. Como toda cirurgia, depende de uma consulta prévia de avaliação da face do paciente e da sua saúde bucal, exame físico e clínico, indicação, contra-indicação e análise de condições específicas de cada paciente. Se necessário, poderão ser solicitados exames pré cirúrgicos. Nessa ocasião, são ainda saneadas todas as dúvidas e esclarecido que os resultados demonstrados nas redes sociais nas de fotos de antes e depois, muitas vezes se devem ao uso de aplicativos como Photoshop, que prometem um resultado irreal ao paciente.

O procedimento é relativamente simples. Pode ser realizado sob sedação ou não, com anestesia loca. Dura em média 1 hora e não deixa cicatrizes na face, pois a retirada da gordura é feita através de incisões pequenas dentro da boca. Deve ser realizado somente por dentistas especializados nesse tipo de cirurgia.
O pós-operatório é semelhante ao da extração dos sisos, evitando esforços e exercícios físicos nos primeiros dias e prescrição medicamentosa. Dor, inchaço, região arroxeada podem acontecer, o que pode ser amenizado com compressas frias.

A SUA Odontologia dispõe de toda estrutura necessária e profissional habilitado para realização desse procedimento.

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *