Aparelho para os dentes.

Aparelhos para os Dentes – Dentista em São Paulo SP

Corrigir o alinhamento dos dentes é um processo muito comum com os aparelhos ortodônticos.

Dentre os vários tipos existentes – convencionais ou autoligados e ainda metálicos ou estéticos – é necessário um acompanhamento adequado de um profissional da área para saber qual a melhor opção em cada paciente.

A seguir você descobrirá um pouco mais sobre as funções do aparelho ortodôntico e como ele pode ajudar a conquistar um sorriso novo. Se você ainda tiver dúvidas, pode procurar a clínica Sua Odontologia, em São Paulo, para ter a assistência dos melhores profissionais!

Veja também: Implantes Dentários: Quanto custa e quanto tempo leva?

Aparelhos ortodônticos: para que servem?

Os aparelhos ortodônticos surgiram há muitos anos. Criados pelo médico Pierre Fouchard, por volta de 1728, eles começaram de um modo bem diferente do que se conhece atualmente. Na época eram de couro e pressionavam os dentes para eles se alinharem, provocando dor aos paciente.

Felizmente, a odontologia avançou! Hoje, a ortodontia é a área especializada nos aparelhos ortodônticos. Eles, por sua vez, não possuem apenas funções estéticas. Ao alinhar os dentes, os aparelhos melhoram funções fundamentais como a mastigação, a fala e até mesmo a respiração do paciente.

Aparelho para os dentes
Ao alinhar os dentes, os aparelhos melhoram funções fundamentais como a mastigação, a fala e até mesmo a respiração do paciente.

Tipos de aparelhos

Conforme os aparelhos ortodônticos evoluíram, diferentes tipos acabaram surgindo. O aparelho fixo convencional é o mais conhecido, sendo composto pelos famosos braquetes e borrachas coloridas.

Esse tipo fixo convencional costumava ser o mais conhecido para alinhar os dentes. Além disso, ele é mais barato em comparação com os demais, por isso acaba sendo utilizado até hoje.

Os braquetes, contudo, podem incomodar ao machucar a gengiva e não são nada discretos. Esse último fator é negativo principalmente para quem valoriza a questão estética.

Já os aparelhos autoligados são mais modernos e com uma vantagem valiosa: o tempo de tratamento é menor. Nos últimos anos eles têm sido os mais procurados. Esse tipo também tem uma estética um pouco melhor, já que apesar de ainda utilizar os braquetes, o autoligado dispensa as borrachas.

Os aparelhos estéticos são voltados para quem deseja que o aparelho seja o mínimo visível possível. As suas funcionalidades são iguais aos demais tipos, sendo apenas transparente.

Veja também: Ortodontia em São Paulo – Quanto tempo leva para consertar os dentes com Aparelhos Dentários?

Indicação

Os aparelhos ortodônticos, como você pode perceber acima, são indicados principalmente para alinhar dentes tortos. Contudo, nem todas as pessoas podem estar habilitadas ao seu uso.

Pacientes que apresentem alguma deficiência na estrutura óssea ou gengiva, por exemplo, como periodontite, podem não ser indicados para usar aparelho ortodôntico. Para isso, são necessários inúmeros exames como radiografias que permitem ao profissional de odontologia avaliar cada caso.

Utilizar um aparelho nos dentes sem acompanhamento de um profissional ou sem necessidade verdadeira pode ocasionar em consequências negativas:

  • Perda de dentes

  • Retração da gengiva;

  • Repercussões ósseas.

Aparelhos para os Dentes
Utilizar um aparelho nos dentes sem acompanhamento de um profissional ou sem necessidade verdadeira pode ocasionar em consequências negativas como retração das gengivas.

Para saber se você está habilitado a utilizar aparelho ortodôntico e ter um sorriso mais bonito, consulte um dos especialistas da Sua Odontologia. A clínica está localizada na Zona Norte de São Paulo e conta com toda estrutura necessária para o seu atendimento. Se ainda tem dúvidas, agende a sua consulta e esclareça tudo!

Etiquetas: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *