Aparelho para os dentes é na Sua Odontologia.

Aparelho para os dentes é na Sua Odontologia

Um dos tratamentos odontológicos mais comuns para a correção dos dentes é o aparelho ortodôntico ou aparelho para os dentes, como é mais conhecido.

Ele é usado por pessoas de todas as idades, mas principalmente por adolescentes. Neste artigo você vai saber um pouco mais e tirar suas dúvidas sobre o aparelho para os dentes.

Para que serve o aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico serve para corrigir a posição inadequada dos dentes e dos ossos maxilares, com fins estéticos e funcionais. O aparelho corrige dentes tortos, separados, desalinhados, com isso previne perdas dentárias e possibilita que as pessoas cheguem na terceira idade com todos os dentes na boca.

Quais os tipos principais de aparelhos?

Aparelho fixo: Esse é o tipo de aparelho mais comum. Ele consiste basicamente de bandas, fios e braquetes. As bandas são fixadas nos dentes e os braquetes são presos na parte externa dos dentes. Já os fios passam através dos braquetes e formam um arco. Os dentes apertam o arco e são tracionados, se movimentando aos poucos até ficarem na posição correta;

O Aparelho fixo que é mais utilizado na Sua Odontologia é o Autoligado, que tem uma tecnologia mais moderna, proporcionando um tratamento mais rápido e menos dolorido, além disso ele dispensa o uso do elástico para prender os braquetes no fio.

Aparelho móvel: Com o aparelho móvel os dentes também são movimentados, mas sem o auxílio de fios de aço e dos braquetes. Esses aparelhos são chamados de móveis pois eles podem ser retirados para a realização da escovação e alimentação;

Aparelho extrabucal: Consiste em uma faixa que é colocada em volta da parte de trás da cabeça do paciente e é ligada a um elástico na frente ou um arco facial. Assim, o crescimento da maxila é retardado e os dentes anteriores são empurrados para trás.

Um dos tipos de apaelho para os dentes é o aparelho móvel.
Um dos tipos de aparelho para os dentes é o aparelho móvel.

Quais os problemas os dentes mal posicionados causam?

  • Cáries, por causa da dificuldade de escovação;
  • Má dicção e fala;
  • Mastigação, deglutição e digestão ruins;
  • Respiração prejudicada;
  • Incômodo estético.
  • Perder os dentes precocemente.

 

Benefícios do uso do aparelho

  • Facilidade na higienização bucal;
  • Melhora na dicção e na fala;
  • Melhor mastigação, deglutição e digestão;
  • Melhora na respiração;
  • Prevenir a perda dos dentes.
  • Melhora na estética e até mesmo na vida social.
Um dos benefícios do uso do aparelho para os dentes é a facilidade na higienização bucal.
Um dos benefícios do uso do aparelho para os dentes é a facilidade na higienização bucal.

Veja também: Qual é a melhor odontologia na Zona Norte de São Paulo SP?

 

Com qual idade posso usar aparelho para os dentes?

O aparelho para os dentes pode ser usado em todas as idades e tem sucesso em qualquer faixa etária.

Crianças: O aparelho para os dentes pode ser usado em crianças mesmo quando ainda estão com os dentes de leite. Quando os pais percebem que os dentes da criança estão tortos ou desalinhados, ou por algum atraso na erupção dos dentes, devem informar ao dentista, que vai avaliar o uso do aparelho. O uso do aparelho nessa idade pode ser mais eficiente, pois a formação óssea e dentária ainda está em andamento. Além disso, o profissional dentista vai avaliar também qual é o melhor tipo de aparelho para a criança, para evitar cortes e machucados na boca.

Adolescentes: O aparelho para os dentes é muito utilizado pelos adolescentes, principalmente pela questão estética. Além da questão estética, essa é uma fase na qual se usa muito os aparelhos porque é quando quase todos os dentes definitivos já estão erupcionados. Como os dentes já estão todos formados, alguns dentistas extraem um ou mais dentes, para o bom resultado do tratamento ortodôntico.

Adultos: O aparelho para dentes em adultos traz um resultado mais tardio que o aparelho usado por crianças e adolescentes, mas mesmo assim, funciona e traz um ótimo resultado. Os adultos representam de 20% a 25% dos pacientes ortodônticos. Ao contrário dos adolescentes, os adultos buscam os aparelhos ortodônticos principalmente para melhorar o aspecto funcional dos dentes, como a mastigação, por exemplo. Em muitos casos dá para usar o aparelho ortodôntico junto com pontes, coroas e implantes. Porém, no caso dos implantes, o aparelho só movimenta os dentes. Também não há muitas contraindicações do uso do aparelho por mulheres grávidas.

Os adultos representam de 20% a 25% dos pacientes que usam aparelho para os dentes.
Os adultos representam de 20% a 25% dos pacientes que usam aparelho para os dentes.

Veja também: Aparelho odontológico no Tucuruvi em São Paulo SP

 

Por quanto tempo usar o aparelho para os dentes?

Uma das principais dúvidas sobre aparelhos ortodônticos é o tempo de uso. Algumas pessoas reclamam que usam o aparelho por muito tempo ou que os dentes voltam a entortar mesmo após a retirada do aparelho.

É importante saber que o tratamento ortodôntico normal dura em média de 12 a 30 meses. Porém, esse tempo pode ser maior devido a diversos fatores como:

  • Idade do paciente;
  • Necessidade de extrações;
  • Gravidade da má oclusão;
  • Problemas hormonais;
  • Medicações;
  • Complexidade do caso.

Além disso, é importante que o paciente vá em todas as consultas para realizar a manutenção das peças do aparelho. Quando o aparelho quebra ou acontece algum pequeno problema, é importante que o paciente vá no dentista fazer o reparo o quanto antes.

Os aparelhos móveis também devem ser bem utilizados. O paciente deve tirar o aparelho para a higienização e alimentação, mas deve colocá-lo logo em seguida. As chamadas “borrachinhas” dos aparelhos fixos também devem ser usadas segundo a recomendação dos dentistas.

Consulte um profissional dentista

Para saber se o aparelho para os dentes é a melhor opção para o seu caso é importante fazer uma avaliação com um dentista. Se você for precisar usar aparelho ortodôntico o dentista vai avaliar qual é o melhor tipo de aparelho e se vai ser necessário fazer algum outro tratamento antes da colocação do aparelho.

Mesmo que você não tenha nenhum problema ortodôntico e não precise de aparelho para os dentes, é importante fazer visitas periódicas ao dentista. Não se esqueça também de escovar os dentes após todas as refeições, usar o fio dental, escovar também a língua e usar o enxaguante bucal.

Para saber qual é o melhor aparelho para os dentes consulte um médico dentista.
Para saber qual é o melhor aparelho para os dentes consulte um médico dentista.

Sua Odontologia

A Sua Odontologia possui profissionais qualificados especializados em ortodontia. Além disso, a clínica possui uma profissional especializada em harmonização facial, para garantir que os dentes fiquem naturais e harmonizem com a face.

A clínica possui ainda outros profissionais como clínicos gerais, periodontistas, endodontistas e profissionais especializados em próteses e implantes.

Além disso, possui quatro consultórios completos para tratamentos em diversas especialidades. Tem também ótima infraestrutura, sala de raios-x, sala de check-up e sala de esterilização. Além da aplicação de lentes de contato, a clínica realiza os procedimentos de implante, ortodontia, próteses e clareamento dental.

Por isso, quando pensar em aparelho para os dentes, lembre-se sempre da Sua Odontologia. Entre em contato para agendar uma consulta e melhore sua saúde e sua autoestima.

Etiquetas: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *