Na atualidade quando precisamos ter a aparência bastante valorizada no convívio social e no mercado de trabalho, um dos procedimentos odontológicos de estética bastante procurado e indicado, é o clareamento dental.
Esse tratamento bucal de estética irá eliminar aquelas manchas nos dentes que aparecem com o passar dos anos, pelo uso de determinados medicamentos, pelo consumo de alguns alimentos ou bebidas, pelo tabagismo ou por trauma.
O clareamento dental pode ser feito no consultório ou em casa, mas sempre com o acompanhamento profissional do seu dentista.
É aplicada uma resina para proteger os tecidos da boca e da gengiva, promovendo uma barreira gengival. Após a gengiva isolada é aplicado um gel oxidante, à base de peróxido de hidrogênio, que tem a ação de despigmentar. A luz de LED irá ativar e acelerar a reação química do produto, removendo os pigmentos. O gel oxidante libera oxigênio, penetra na intimidade do dente “quebrando” as moléculas dos pigmentos que estão causando as manchas.
Embora seja mais demorado, o clareamento doméstico é uma opção segura e eficaz, desde que seja supervisionado e orientado pelo dentista. O paciente leva para casa uma moldeira personalizada, feita especialmente para sua dentição. Levará também o gel oxidante de concentração mais fraca do que a utilizada no consultório, que será utilizado na moldeira. Para um bom resultado, a segurança e o sucesso do seu tratamento de clareamento, siga as orientações do seu dentista.
Muitas pessoas ainda associam o clareamento dental à ocorrência de sensibilidade. No passado essa sensibilidade era intensa porque os produtos clareadores tinham uma concentração mais alta. Com a evolução tecnológica e muitas pesquisas, os produtos e métodos clareadores se tornaram seguros, eficazes e a sensibilidade não é mais um problema.
Na difusão do gel clareador no dente, as moléculas de clareamento penetram no dente para que os pigmentos na dentina sejam quebrados. Isso aumenta o fluxo e a pressão sanguínea na polpa do dente causando a sensibilidade.
Há pessoas que não apresentam nenhuma sensibilidade. Outras sentem algum incômodo durante o tratamento, que geralmente desaparece até 24 horas após o procedimento.